Meu primeiro voto verde!

“Os jovens são portadores naturais da antecipação do mundo. Enquanto a gente vai consolidando uma experiência, eles desequilibram tudo, e buscam outra coisa. É isso que faz com que o mundo não pare”. Marina Silva

“Somente através da consciência política podemos aspirar à dignidade humana e a integral condição de cidadão”. João Ubaldo RibeiroEu e a Princesa do Sertão!

Quem tem 16 e 17 anos hoje não tem memória de lutas políticas, não viveu sequer a era Collor. Tivemos nesse período oito anos de governo Fernando Henrique e já estamos no limiar de oito anos do governo Lula. E a maioria dos jovens desta faixa etária hoje não consegue identificar que a política interfere muito mais em nossas vidas do que se posa imaginar. Mais do que se possa imaginar, em todos os momentos da nossa vida, em todas as ações, a política está presente no nosso cotidiano.

Ouve-se muitas falas, como: “Tenho expectativa de que meu voto possa mudar a realidade, mas quando fico sabendo dos escândalos de corrupção dá desânimo”, ou  “ poderia dar um “voto de confiança” para algum candidato, desde que eu tivesse a convicção de que ele honrasse a maior parte daquilo que disse no palanque”. A desilusão é também característica da grande maioria dos jovens.

Encantando jovens, crianças e adultos, surge a grande esperança do Brasil, Marina Silva, que vem se destacando, empolgando com o seu discurso da ética, da verdade, da simplicidade que toca as mentes e o coração das pessoas que a ouvem.

O voto, quando consciente, é a demonstração de cidadania e politização. É fantástico ir às urnas escolher o candidato  no qual você acredita,  confia, em embora  exista a possibilidade de que nos frustremos. Mas, fizemos nossa escolha, exercemos esse direito democrático.

Vivemos um momento especial da política brasileira, uma luz no caminho, novas perspectivas nos traz esperança e credibilidade na condução das políticas públicas. E os jovens são os grandes e eficientes protagonistas  desse processo; precisam ser valorizados e ouvidos, são eles os fazedores de um mundo mais justo, mais solidário e mais fraterno!

O primeiro voto e serão muitos nesta eleição, votos de esperança, votos de conquista, votos de alegria, votos de fé, votos de verdade!

Sugiro um livro excelente para discutir política de uma forma ao mesmo tempo, séria e divertida: “Política: quem manda, por que manda, como manda”, de João Ubaldo Ribeiro. Ele desmistifica a política mostrando que não é algo sujo e incompreensível e busca conscientizar que a política é natural em todo ser humano e viver sem ela é impossível, e que a indiferença em relação aos trâmites políticos só beneficia aqueles que detêm o poder.

Paz e Luz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: